domingo, 29 de maio de 2011

Um pouco de filosofia - Friedrich Wilhelm Nietzsche



Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu no dia 15 de outubro de 1844, seu pai se chamava Karl Ludwig e seus avôs eram pastores protestantes, Nietzsche pensou por algum tempo em seguir os passos de seus avôs, mas abandonou sua fé, em plena adolescência, para estudar filosofia.
Nietzsche estudou Filosofia Clássica e Teologia evangélica de 1864 a 1865 na Universidade de Bonn. Nietzsche é transferido para Universidade de Leipzig, pois Friedrich Wilhelm Ritschl seu professor também havia se mudado para esta universidade.
Um aluno muito sábio, com formação solida, aos 24 anos Nietzsche é nomeado professor de filosofia na universidade de Basiléia e por este motivo, se nacionaliza suíço.
Em 1879 Friedrich Wilhelm Nietzsche se vê obrigado a deixar seu cargo de professor por problemas vocais. A partir daí, inicia-se uma busca pólo ambiente mais propicio para sua voz e mente.
Em 1882 ele há Lou Andreas-Salomé e a peda em casamento porem ela não aceita. No mesmo ano ele passa a escrever compulsivamente que resulta em uma crise de loucura durado até seus últimos dias(25/05/1900 – 55 anos).


Principais Idéias


Vontade de poder: A obra foi escritor em seu ultimo período de produtividade, quando adquiriu um grande acumulo de escritor.
A obra possibilita se descortinar o pensamento filosófico em seu período mais maduro.
O livro aparece em forma de 1.067 fragmentos geniais.


O texto acima foi fruto de pesquisa nos sites:

Imagem extraída do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criticas... Nos ajuda a melhorar...