segunda-feira, 28 de março de 2011

Capitães de Areia - Resenha


O livro “Capitães de Areia”, escrito por Jorge Amado uma obra, simplesmente magnífica.
Esta obra literária começa contando quem eram os capitães de areia, um grupo de crianças abandonadas liderada por Pedro Bala e que para sobreviver nessa vida tão cruel, roubam.
Ao passar das paginas, o livro começa a cortar um pouco sobre, cada um dos meninos, mais importante do grupo, Pedro Bala, que era o chefe; Sem-Pernas, que era um menino coxo; Professor, um garoto, que tomou gosto pela leitura e o desenho, Gato, que segundo o livro, era um garoto charmoso e encantava muitas mulheres; João Grande, um menino não muito inteligente, porem forte e querido por Pedro Bala; Querido-de-Deus, um capoeirista, que ensinou a arte da luta, aos capitães de areia; E muitos outros.
No meio da historia, surge uma menina entre eles, ela não durou muito entre eles, pois meses mais tarde morreu, mas nesse pouco tempo entre os capitães de areia, marcou muito eles.
O desfecho desta historia, conta, qual o rumo que tomaram, um virou vigarista, outro pintor, cangaceiro, grevista, cantor de samba etc.
Enquanto lia o livro, não sabia como explicar, o quanto, esta obra, era magnífica, não conseguia, expressar, como o autor escrevia, com tão grande riqueza de detalhes, só fui descobrir, no fim do livro, onde uma nota dizia;

“A temática das crianças que vivem nas ruas continua bastante atual. Para escrever Capitães de Areia, Jorge Amado foi dormir no trapiche com os meninos. Isso ajuda a explicar a riqueza de detalhes, o olhar de dentro e a empatia que estão na historia”
Zélia Gattai Amado

Esta obra é uma das melhores que já li, recomendo, com a certeza de que, se você ler, não ira se arrepender, muito pelo contraria, vai me agradecer por indicar-lhe tal livro.

Jonatas Mendes

Imagem extraída do site: leituraevc.blogspot.com

Um comentário:

Criticas... Nos ajuda a melhorar...